O Começo

 

Acabou o Verão e entrou o Outono, assim de mansinho. Tinha saudades deste fresquinho e da mantinha quentinha no sofá. Sentar à secretária e escrever. Ir para a cozinha e fazer bolos, cozinhar.

Não sou um Às na cozinha, é certo. Mas desde que me lesionei este Verão que me impossibilita a grandes caminhadas por aí, reacendi uma paixão que julgava meio perdida pelo caminho.

Enquanto espero por uma operação simples ao meu joelho (lento sistema do SNS), vou cozinhando. Há uns bons anos atrás, eu era uma mocinha completamente anti-social e tinha vários blogs de escrita. Aprendi e conheci imensa gente de bom coração. Foram uns anos felizes da minha vida. Mas comecei a conhecer melhor a noite dos Algarves e entreguei-me ao mundo do entretenimento dos bares e música. Durante 11 anos trabalhei num bar de Karaoke e esqueci-me completamente do meu lado de blogueira.

Nesta paragem forçada este ano, relembrei esses bons momentos e pensei, porque não? Desta vez, vou partilhar o que faço na cozinha, seja bolos, tartes, doces, salgados. Tentarei ser consistente no que escrevo e posto 🙂

Já chega de falar sobre mim e para começar vou partilhar a receita de uns pãezinhos deliciosos e muito fáceis de fazer. Na América chamam-lhes ‘dinner rolls’, aqui eu chamo-lhes ‘pãezinhos fofinhos’ (tão querida)

Ingredientes :

  • 1 cup (235 ml) de água quente
  • 1 saqueta de fermento
  • 1/3 cups (75 gr) de açúcar refinado
  • 3 cups (365 gr) de farinha de trigo (uso a 65)
  • 1 tsp (colher de chá) de sal
  • 2 tbs (colher de sopa) de óleo (uso óleo Fula de Girassol porque não tem sabor)
  • 1 ovo médio
  1. Antes de começarmos a trabalhar na massa, temos que activar o fermento. Na água quente, juntar o fermento e o açúcar, mexer levemente. Deixar activar por 10 a 15 minutos.
  2. Combinar os ingredientes da massa : Em uma tigela, peneire a farinha, faça um poço no meio e adicione o sal, o óleo e o ovo. Adicionar a mistura do fermento e mexa até formar uma massa húmida.
  • Se a sua massa estiver muito seca, ponha um pouco de água quente.
  • Se a sua massa estiver muito molhada ainda, peneire um pouco de farinha, sempre aos poucos.

3. Sovar a massa : Polvilhe a sua superfície de trabalho com um pouco de farinha, amasse a com a mão contra a bancada, por 8 minutos, até ficar suave, mas ligeiramente pegajoso.

4. Deixar a massa levedar : Cobrir a tigela da mistura e deixar o aumento de massa em um local quente até dobrar de volume, cerca de uma hora.

5. Forma dos pães : Polvilhe a sua superfície de trabalho com um pouco de farinha e coloque a massa por cima. Divida a massa em 12 pedaços, dobre as bordas por baixo e, em seguida, rolar a massa entre as palmas das mãos até formar uma bolinha.

6. Aqueça o forno a 180ºC, e enquanto o forno aquece, forre uma forma de 9×13 untada com azeite e com papel vegetal. Organize os pães dentro da forma deixando um pequeno espaço entre eles. Deixe que os pães levedem cerca de 40 minutos, até eles se parecerem como pequenas almofadas fofinhas e que tenham enchido a forma.

7. Pincele o topo dos pães com leite (gosto de usar leite porque dá um sabor mais adocicado, mas pode usar manteiga derretida). O pincelar com leite faz com que fique mais dourado no topo e mantém a crosta macia.

8. Asse os pãozinhos até ficarem dourados, 12-15 minutos. (No meu forno a 180ºC e com ventilação ligada dá exactamente 12 minutos) até ficarem douradinhos.

E, plim, estão prontinhos 🙂 Adoro comê-los assim ainda quentinhos com manteiga. São óptimos para acompanhar as refeições.

Esta receita foi retirada do canal YouTube: https://youtu.be/48jTPkCapIE

Fiz algumas alterações da receita original, mas ficam deliciosos. Espero que gostem e que o façam. Deixe uma palavra ou outra nos comentários, agradeço e responderei prontamente 🙂

Obrigada! Até à próxima receita!!!

 

About Lucy Sophie Rose

Reacendi a paixão pela cozinha, após uma lesão que me levou a ficar em casa. Pôr a música alta, fechar a porta e cozinhar, fazer bolos, tartes, seja o que for que me apeteça fazer naquele momento. Pois é um momento só meu que irei partilhar com B. no final.
This entry was posted in Pão and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

