Massa areada doce (base)

 

Olá!

Ultimamente tenho experimentado a fazer tartes, mas faço-as sempre com massa já feita. Hoje decidi experimentar a fazer a minha própria massa areada doce. Se nunca fez a sua própria massa, aconselho a seguir a receita à risca, temos que ser rápidos, para a manteiga não derreter. Ah, e fazer tudo à mão, sem processadores dificulta um pouco, mas o resultado foi óptimo!

Esta receita foi retirada de : Jamie Oliver

NOTA: esta receita dá para 2 bases 🙂

Aqui vão os ingredientes:

  • 500 g de Farinha sem fermento
  • 100 g de Açúcar confeiteiro
  • 250 g de manteiga, cortado em pequenos cubos
  • Raspas de 1 limão
  • 2 ovos grandes, batidos
  • 1 c. de chá de leite

 

Peneire a farinha sobre uma superfície de trabalho limpa e peneire o açúcar de confeiteiro por cima. Usando as mãos, trabalhe os cubos de manteiga na farinha e açúcar, esfregando os polegares contra os dedos, até você acabar com uma mistura de areia grossa. Este é o ponto onde você pode misturar interessantes sabores como as raspas de limão. (raspas de laranja, sementes de baunilha, canela. A sua imaginação não tem limites, aventure-se)

  • Neste caso, eu não usei as raspas do limão. Usei 30 g de açúcar confeiteiro de baunilha e 70 g de açúcar confeiteiro normal.

Adicione os ovos e o leite à mistura e delicadamente até ter uma bola de massa. Peneirar farinha levemente. Não trabalhar a massa demais nesta fase ou se tornará elástico e borracha, em vez de curto e quebradiço. Quando conseguir formar a bola, é porque está pronto!

Enfarinhe levemente a superfície de trabalho, estenda a massa e embrulhe na película aderente. Deixe repousar no frigorífico por 15 minutos. Para a massa poder descansar e ser mais fácil estende-la para pôr na forma.

Eu como não a vou usar hoje, estendi num circulo e guardei a massa no congelador, para fazer uma tarte no fim de semana.

 

Espero que tenham gostado e que tentem fazer esta receita! Nada como tentar e conseguir, os resultados bons ou maus, são sempre uma aventura e é tão saboroso quando o conseguimos fazer correctamente.

 

Beijinhos e abraços.

Até à próxima receita, Rose!

 

Advertisements

About Lucy Sophie Rose

Reacendi a paixão pela cozinha, após uma lesão que me levou a ficar em casa. Pôr a música alta, fechar a porta e cozinhar, fazer bolos, tartes, seja o que for que me apeteça fazer naquele momento. Pois é um momento só meu que irei partilhar com B. no final.
This entry was posted in Massas and tagged . Bookmark the permalink.

One Response to Massa areada doce (base)

  1. Pingback: Tarte de creme de baunilha e framboesa | Cantinho da Rose blog

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s