Chiffon de chocolate

 

Olá!

Hoje venho com uma receita que requer alguma paciência e atenção. O bolo chiffon é dos melhores bolos que já comi, por ser húmido e fofinho. Parece que derrete na boca como algodão doce. Requer alguma ciência, mas seguindo os passos todos, saí um bolo fantástico para o lanche, especialmente agora nestes dias mais frios, com um chá e uma fatia, hmmm, magnifico.

Bolo Chiffon de Chocolate :

6 ovos (tamanho L) mais uma clara adicional

200 g de farinha para bolos peneirada

25 g de cacau em pó

300 g de açúcar dividido em 2 taças diferentes

2 c. de chá de baking powder (8 g)

1/4 c. de chá de bicarbonato de sódio (1 g)

1/2 c. de chá de Sal

120 ml de Óleo sem sabor (óleo de milho, girassol…)

180 ml de café acabado de tirar ou água, em temperatura ambiente

1+1/2 c. de chá de extracto de baunilha

Separe os ovos enquanto estão frios. Coloque as gemas em uma taça e as claras  (juntamente com a clara de ovo adicional) em outra. Cubra com película anti-aderente e deixe arrefecer à temperatura ambiente (cerca de 30 minutos).
Pré-aqueça o forno a 165ºC. Você vai precisar de uma forma de 10 polegadas (25 cm) sem untar, de preferência uma forma que seja própria para fazer bolos Chiffon.

Em uma tigela grande peneire a farinha com o cacau em pó, 150 gramas açúcar branco granulado, o fermento, o bicarbonato e o sal.

Em uma tigela bata as gemas, o óleo, café (ou água), e o extracto de baunilha. Faça um buraco no centro da mistura da farinha e adicione os ingredientes molhados e bata até ficar homogéneo. Raspe as laterais da tigela, conforme necessário.

Em uma tigela, bata as claras até formar quase claras em neve. Gradualmente acrescente as restantes 150 gramas de açúcar e bata até formar picos quase rígidos. Com uma espátula de borracha adicione delicadamente as claras  (em três adições) na massa apenas até ficar bem misturado (sendo cuidadoso para não tirar o ar à massa).

Despeje a massa na forma sem untar  e passe uma faca de metal através da massa para se livrar de quaisquer bolsas de ar. Alise a superfície e asse em forno pré-aquecido por cerca de 55 a 60 minutos, ou até que um palito de madeira introduzido no centro do bolo saia limpo.

IMPORTANTE: Imediatamente após a remoção do bolo do forno virar de cabeça para baixo  e coloque no topo de um copo de fundo plano deixando-o suspenso sobre o balcão. Deixe o bolo esfriar completamente (cerca de 1 1/2 horas). Para remover o bolo da forma, usar uma espátula de metal longa ou faca em torno do interior da forma (ver foto)

DSC06067

Neste bolo eu fiz uma calda de chocolate para o rechear no meio e por fora.

Calda :

1 lata de leite condensado de chocolate

2 gemas

100 ml de leite

1 c. de chá de farinha de arroz (ou qualquer outra farinha para engrossar)

Juntar todos os ingredientes num tachinho e mexer até dissolver. Só depois de dissolvido ponha em lume médio, mexendo frequentemente até criar um creme mais espesso.

 

Espero que gostem e que o façam! É uma delicia de comer e chorar por mais. O melhor de tudo é poder partilhar com o B e vê-lo comer o bolo com entusiasmo 🙂 ♥

Obrigada e até à próxima receita!

Beijinhos e abraços,

Rose

 

Advertisements

About Lucy Sophie Rose

Reacendi a paixão pela cozinha, após uma lesão que me levou a ficar em casa. Pôr a música alta, fechar a porta e cozinhar, fazer bolos, tartes, seja o que for que me apeteça fazer naquele momento. Pois é um momento só meu que irei partilhar com B. no final.
This entry was posted in Bolos, Uncategorized and tagged . Bookmark the permalink.

2 Responses to Chiffon de chocolate

  1. It's Ella! says:

    Olá Rose :)! Que glória de bolo!!! Já vi que vou aprender muito por aqui :p. Parabéns **

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s