Peixe ao Sal

Olá!

Hoje venho partilhar uma receita de peixe. Simples de fazer, o peixe ao sal é uma receita fácil de confeccionar, muito saudável e deliciosa, para além de ser uma óptima sugestão para um almoço de domingo, em família.

Para esta receita é aconselhável que o peixe seja fresco e inteiro, que as suas escamas sejam conservadas, para se proteger do sal, e que apenas se retire as guelras e as tripas. O mais utilizado é a dourada, o imperador e o robalo. Como sou a única cá em casa que come peixe, eu fiz com uma cavala bem grandita, mas a receita que vou partilhar é para dourada ou robalo.

Ingredientes

Peixe:

  • 1  Dourada
  • 1  Molho de Coentros
  • 2  dentes de Alho
  • 3  Claras de Ovo
  • 2 kg Sal
  • 0.5  Chouriço
  • Folhas de Manjericão
  • Fatias de limão

Técnica, passo a passo:

  1. Aqueça o forno nos 220ºC e junte no copo da varinha mágica 1 molho de coentros e as claras de 2 ovos, antes de triturar uma primeira vez. Junte depois 4 colheres de sopa de água, e volte a triturar.
  2. Com a mistura pronta, verta-a para uma taça com 2 kg de sal, e envolva tudo. Junte mais uma clara de ovo dissolvida em água, volte a misturar, e reserve.
  3. De seguida, corte meio chouriço em tiras finas, e coloque-as dentro do peixe, seguidas de algumas folhas de manjericão, fatias de limão e 2 dentes de alho.
  4. Forre depois um tabuleiro com papel vegetal, deite metade do sal no fundo, disponha a dourada por cima, e cubra finalmente o peixe com o resto do sal, antes de levar ao forno durante 45 minutos.

E pronto, é somente isto. Acompanhe com batatas assadas, ou cozidas 🙂

 

Nota: Só tem que ter atenção no momento de comprar o peixe. Para ser preparado ao sal o peixe não pode ser escamado, uma vez que são as escamas que previnem que o sal entre no peixe e este fique salgado.

 

Aqui está! Bom apetite e divirtam-se, é o mais importante!

 

Até à próxima receita!

Beijinhos e abraços,

Rose

Advertisements

About Lucy Sophie Rose

Reacendi a paixão pela cozinha, após uma lesão que me levou a ficar em casa. Pôr a música alta, fechar a porta e cozinhar, fazer bolos, tartes, seja o que for que me apeteça fazer naquele momento. Pois é um momento só meu que irei partilhar com B. no final.
This entry was posted in Peixe and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s