Rolinho de canela gigante

Olá!

Tenho uma confissão a fazer: Sou doida por Cinnamon Rolls, completamente. Adoro! Adoro! Adoro! Quentinhos, fofinhos, o cheirinho a canela que paira na cozinha é divinal. Desta vez, em vez de fazer rolinhos pequenos, fiz um grande, como se fosse um bolo. Escusado dizer que estou nas 7 quintas, no paraíso. ahahahah

Aqui vai a receita:

Ingredientes: 

Massa:

  • 345 g de farinha de trigo (cuidado para não pôr farinha a mais)
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 pacote de fermento
  • 120 ml água
  • 60 ml leite
  • 45 g de manteiga sem sal
  • 1 ovo L, à temperatura ambiente

Recheio:

  • 45 g manteiga sem sal, à temperatura ambiente e suavizado
  • 1 e 1/2 colher de sopa de canela
  • 50 g açúcar granulado
  • 30 g de açúcar mascavado

Preparação:

  1. Separe 1/2 chávena de farinha. Em uma tigela grande, misture o resto da farinha, o açúcar, sal e fermento juntos até que fique disperso uniformemente. Deixe de lado.

  2. Aqueça a água, leite, e a manteiga no microondas até a manteiga derreter e a mistura ser quente ao toque. Mexa a mistura de manteiga na mistura da farinha. Adicione o ovo e só o suficiente da farinha, 1/2 chávena reservada, até ficar uma massa macia. A massa estará pronta quando tiver uma consistência elástica .

  3. Em uma superfície levemente enfarinhada , sove a massa por cerca de 3-4 minutos. Forme uma bola e coloque em uma tigela levemente untada (eu usei anti-aderente spray ) . Cubra bem e deixe descansar por 30 minutos. A massa vai subir ligeiramente .

  4. Faça o recheio: Depois de 30 minutos , estique a massa em um rectângulo. Espalhe a manteiga amolecida em cima . Misture os açúcares e canela e polvilhe tudo sobre a massa . Pulverize uma forma redonda de 9 polegadas com spray anti-aderente. Deixe de lado.

  5. Usando uma faca bem afiada ou um cortador de pizza (eu usei um cortador de pizza – é mais fácil), corte a massa em seis tiras de largura de 2 polegadas. Vagarosamente retirar uma tira e colocá-la no centro da forma.  Enrole as restantes tiras em torno do centro do rolo. Algum do recheio pode derramar para fora quando pegamos nas tiras, mas no final basta apanhar o que caiu e espalhar por cima da espiral.DSC06162.JPG

  6. Cubra a forma com película aderente e coloque num lugar quente mas sem deixar entrar qualquer ar. Deixe levedar por 60-90 minutos.

DSC06163

7. Depois de levedar, leve ao forno a 175ºC por 30-35 minutos até ficar douradinho. Aos 15 minutos, cobri o bolo com papel alumínio e deixei assar os restantes 15 minutos assim.

8. O bolo é melhor apreciado no mesmo dia, mas permanecerá fresco se for coberto firmemente até 4 dias à temperatura ambiente ou no frigorífico.

 

Espero que gostem.

Até à próxima receita,

beijinhos e abraços,

Rose!

Advertisements

About Lucy Sophie Rose

Reacendi a paixão pela cozinha, após uma lesão que me levou a ficar em casa. Pôr a música alta, fechar a porta e cozinhar, fazer bolos, tartes, seja o que for que me apeteça fazer naquele momento. Pois é um momento só meu que irei partilhar com B. no final.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

One Response to Rolinho de canela gigante

  1. It's Ella! says:

    Que perdição! Parabéns parece delicioso 🙂

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s