Bife Wellington Individual

Olá!

Experimentei a fazer Bife Wellington, pensava que era um bicho de 7 cabeças, mas acreditem, que é a coisa mais simples de fazer! Quando se tem um tempinho para nos dedicarmos à cozinha, descobrimos que há certas coisas que parecem super complicadíssimas, mas que afinal são simples e dão um gozo enorme em fazer. No final o resultado só pode ser um, pura satisfação. Normalmente levam cogumelos, mas eu fiz com cebola caramelizada.

O Bife Wellington é feito com o filé mignon é um tipo de corte de carne bovina. É a parte mais tenra da ponta do filé. É localizada na parte traseira do animal e representa, aproximadamente, 2,95% da carcaça. É o corte mais macio da carne bovina e quase não contém gordura.

Cá vamos nós então, embarcar na aventura do Bife Wellington Individual.

Ingredientes para 1 pessoa:

  • 1 filé mignon
  • 1 c. de sopa de mostarda Dijon
  • 4 fatias de presunto
  • 1 massa folhada
  • 1 gema de ovo
  • 1 c. de sopa de leite
  • Sal e pimenta q.b.
  • 1 cebola roxa
  • 30 g de manteiga
  • 1 c. de chá de açúcar (bem rasa)

Preparação:

  1. Coloque uma frigideira grande anti-aderente em lume médio-alto com 1 c. de sopa de azeite. Tempere a carne com sal e pimenta. Quando a frigideira estiver bem quente, disponha do bife e sele dos dois lados, cerca de 30 segundos cada lado. Retire o bife e reserve de parte.
  2. Na mesma frigideira em lume médio, cozinhe a cebola com a manteiga, açúcar e sal por 20 minutos até caramelizada e macia.
  3. Deixe esfriar por 10 minutos.
  4. Pré-aqueça o forno a 200ºC e prepare uma assadeira com papel vegetal.
  5. Prepare a massa folhada: Para cada pedaço de bife, cortar dois rectângulos de massa ligeiramente maior do que o bife.
  6. Pincele o pedaço de bife com mostarda em ambos os lados, em seguida, coloque no meio um pedaço de massa.
  7. Cubra a carne com uma colher de sopa cheia da mistura de cebola. Unte com a gema do ovo batido com o leite em torno das bordas da massa e cubra com outro pedaço de massa. Pressione as bordas para selar o bife e, em seguida, corte a massa em excesso para deixar uma borda de 1cm e prense com um garfo.
  8. Corte uma pequena cruz no topo de cada parcela e pincele a massa com o ovo batido com o leite. Coloque o bife na bandeja forrada e asse por 12-15 minutos para mal passado. Retire do forno, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 5 minutos antes de servir.

 

Simples e delicioso, não?

Eu acompanhei de batatas doces fritas e uma salada. Divinal! Um prato Gormet feito com carinho e amor sabe sempre melhor que num restaurante 5 estrelas. Quando a nossa cozinha faz comida de 7 estrelas 😉

12575731_10208646169855508_244486777_nbife welli

 

Até a uma próxima receita!

Beijinhos e abraços,

Rose*

Advertisements

About Lucy Sophie Rose

Reacendi a paixão pela cozinha, após uma lesão que me levou a ficar em casa. Pôr a música alta, fechar a porta e cozinhar, fazer bolos, tartes, seja o que for que me apeteça fazer naquele momento. Pois é um momento só meu que irei partilhar com B. no final.
This entry was posted in Carne de Vaca, Uncategorized and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s