Muffins de banana e iogurte grego

Olá!

A ver se é desta que estou de volta 🙂 Quero vos agradecer as mensagens que tenho recebido, com certeza que me elevaram a disposição e o bom humor, nestes dias de extremo calor e cansaço.

Hoje partilho uma receita, mais uma vez, simples mas saborosa. Estes muffins de banana são  perfeitos para um pequeno almoço, para nos dar a energia necessária para começar o dia, ou para um lanche, depois de um dia de trabalho intenso.

São fofos, húmidos e simplesmente deliciosos. Vamos lá então:

Ingredientes:

  • 2 1/4 de chávena de farinha
  • 1/2 c. de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 1/2 c. de chá de fermento em pó
  • 1/2 c. de chá de sal
  • 4 c. de sopa (56.7g) de manteiga, amolecida (não quente, só amolecida)
  • 3/4 chávena de açúcar granulado
  • 1/4 de chávena de açúcar mascavado
  • 3 bananas médias, esmagadas (+/- 1 chávena cheia)
  • 1 chávena de iogurte grego natural
  • 2 ovos
  • 1 1/2 chávena de extracto de baunilha
  • 1 chávena de pepitas de chocolate (opcional) Eu usei côco ralado em vez de chocolate.

Processo:

  1. Pré-aquecer o forno a 175ºC e untar as formas com manteiga, neste caso eu usei óleo de côco.
  2. Numa taça média peneire a farinha, o fermento, o b. de sódio e o sal.
  3. Numa taça maior, bata a manteiga com os açúcares até ficar cremoso, uns 4 minutos a bater. Junte a banana esmagada, o iogurte, ovos e baunilha e bata apenas até ficar bem misturado. Não queremos bater demasiado senão os muffins perdem a sua “fofura” 🙂
  4. Misture aos poucos a farinha, até ficar tudo bem homogéneo. Junte as pepitas de chocolate (opcional).
  5. Encha as suas formas e coza por 15-20 minutos ou faça o teste do palito. Deixe arrefecer por completo, retire das formas e bom apetite!

DSC06370DSC06372

Deu-me para 18 muffins, mais coisa menos coisa 🙂

Espero que gostem e bom apetite!

Até à próxima receita,

Beijinhos e abraços,

Rose**

 

About Lucy Sophie Rose

Reacendi a paixão pela cozinha, após uma lesão que me levou a ficar em casa. Pôr a música alta, fechar a porta e cozinhar, fazer bolos, tartes, seja o que for que me apeteça fazer naquele momento. Pois é um momento só meu que irei partilhar com B. no final.
This entry was posted in Bolos, muffins and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

