Ghee – caseiro

Olá!

Hoje vou partilhar, como fazer Ghee em casa. Mas antes, o que é o ghee?

É a fonte tradicional de lípidos na alimentação indiana. Trata-se de manteiga clarificada, livre de todos os seus resíduos lácteos. Por esse motivo dura mais que a manteiga normal. Sendo uma fonte de gordura, é calórica. É usado tanto em terapias e massagens como na culinária, para saltear vegetais, por exemplo, sendo também uma fonte de vitamina A, ajudando ainda no combate à úlceras.
Pesquisas comprovaram que o ghee, apesar de ser um alimento de origem animal, não sofre do problema de saturação de gorduras, portanto não aumenta os níveis de colesterol no sangue.

Para além disso o ghee é conhecido por promover a memória, a inteligência, o bom funcionamento do aparelho reprodutor e a digestão.

Já está cientificamente provado que o ghee é rico em compostos fenólicos. Ou seja, é bom para para o crescimento dos 7 dhatus no corpo (plasma, sangue, carne, gordura, ossos, medula óssea e fluído reprodutor) e é adequado para pessoas de todas as idades.

O ghee torna os órgãos sensoriais mais eficientes, promove o crescimento do cabelo e melhora a saúde e aspecto da pele. Ajuda a formação de ossos e facilita a recuperação de ferimentos traumáticos, inclusive fracturas. Também é conhecido pelas suas propriedades terapêuticas no tratamento de queimaduras e feridas.

Ghee: O Ouro Líquido

É bastante simples , Vamos lá!

Ingredientes:

  • Manteiga sem sal, da boa. De preferência de vaquinhas felizes 🙂 Usei 2 pacotes de 250gr

Processo:

  1. Corte a manteiga em cubinhos, será mais rápido para derreter. Leve a manteiga ao lume médio num tachinho (com um fundo pesado)
  2. Quando derreter a manteiga reduza para lume brando e deixe ferver suavemente durante 20 a 40 minutos. O tempo de cozedura depende do nível de “caramelização” que pretende. Quanto mais tempo ficar mais intenso o sabor e a cor. Eu optei pelos 30 minutos. Opcionalmente, pode retirar a espuma que se forma à superfície durante a cozedura. Algumas receitas recomendam fazê-lo, outros não. Eu não fiz e correu tudo bem.
  3. Retire do lume e deixe arrefecer até estar morno. Passe o ghee por um coador forrado com um filtro de café ou uma folha de papel vegetal. Pode demorar algum tempo mas seja paciente. Transfira o ghee para um recipiente com tampa.
  4. Deixe arrefecer até à temperatura ambiente e depois é só usar 🙂 Podem deixar ao pé do azeite, não necessita de frigorífico.

Uso para saltear legumes, para fritar qualquer coisa, para barrar 🙂 É óptimo. E estou sempre lá com o nariz enfiado no frasco, tem um cheiro delicioso 😀

 

dsc06378dsc06377

É um líquido lindo de morrer 🙂

Até à próxima receita!

Beijinhos e abraços,

Rose**

Advertisements

About Lucy Sophie Rose

Reacendi a paixão pela cozinha, após uma lesão que me levou a ficar em casa. Pôr a música alta, fechar a porta e cozinhar, fazer bolos, tartes, seja o que for que me apeteça fazer naquele momento. Pois é um momento só meu que irei partilhar com B. no final.
This entry was posted in Paleo and tagged , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Ghee – caseiro

  1. miadosantos1 says:

    excelente, Rose. Boa noite.
    beijinho,
    Mia

    Liked by 1 person

  2. It's Ella! says:

    Ainda bem que estás de volta! Hei de experimentar esra receita! Beijinhos

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s