Kéfir

 

Olá!!!

Tenho andado um pouco distraída com o blog, peço desculpa. Novidades? Saí da baixa médica, passado 1 ano e meio, uma operação ao joelho, fisioterapia ao joelho e coluna, finalmente saí da baixa (só para entrar no desemprego :\ )  Tenho notado melhorias, mas ainda tenho um longo caminho pela frente.

Bem, hoje quero-vos falar sobre o Kéfir, mais propriamente, o Kéfir de Leite.

Eu não fazia ideia do que era, até começar a pesquisar e a ler, até que consegui uma doação dos grãos de Kéfir e adoro!

“Este probiótico tem origem nas montanhas do Cáucaso, onde foi descoberto e é feito há séculos.

Kéfir é um probiótico produzido através da fermentação do leite. Possui um aspecto semelhante ao Iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior.

Tanto o Iogurte como o kéfir são produtos fermentados, feitos a partir do leite. Existem grupos de bactérias que não existem no Iogurte, como a Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, e espécies de Acetobacter e Streptococcus. O kéfir contém também leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kéfir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogénicas (prejudiciais) presentes no organismo.
O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz). Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, Lípidos e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran).”

Quais os benefícios? Imensos 🙂

  1. -Incrementa o valor biológico das proteínas do leite
  2. – As proteínas do kefir são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo. O triptofano, um dos aminoácidos essenciais abundantes no kefir, é conhecido pelo seu efeito relaxante do sistema nervoso.
  3. – sintetiza ácido láctico, o que diminui a intolerância a lactose e favorece a digestibilidade do leite mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca
  4. – sintetiza vitaminas do complexo B
  5. – aumenta a resistência à infecções
  6. – activa sistema imunológico – e já foi usado, com sucesso, para ajudar pessoas que sofrem de sida, síndroma de fadiga crónica, cancro e herpes.
  7. – efeito tranquilizador do sistema nervoso beneficia muitas pessoas que sofrem de depressão, distúrbios do sono, entre outras.
  8. – restabelece e equilibra a flora intestinal – elimina dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protectora.
  9. – regulador da flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação quanto diarreia, reduz a flatulência e melhora de uma forma geral todo o sistema digestivo.
  10. O efeito de “limpeza” que exerce em todo o corpo, ajuda a estabelecer o equilíbrio do ecossistema interno, permitindo uma óptima saúde e aumento da longevidade.
  11. – diminui o risco de cancro , principalmente de cólon
  12. – diminui a fracção do LDA colesterol
  13. Estudos realizados em ratos no Japão revelam acção anti- carcinogénica do kefir; o kefir foi administrado via oral e os resultados indicam diminuição do tamanho do tumor, induzindo a uma resposta auto imune nos ratos.

Vou mostrar-vos os meus grãos de Kéfir quando chegaram à minha casa :

15218471_10211453624120110_1852567249_n

E pronto!

Vejo-vos no próximo artigo,

Beijos e abraços,

Rose***

Advertisements

About Lucy Sophie Rose

Reacendi a paixão pela cozinha, após uma lesão que me levou a ficar em casa. Pôr a música alta, fechar a porta e cozinhar, fazer bolos, tartes, seja o que for que me apeteça fazer naquele momento. Pois é um momento só meu que irei partilhar com B. no final.
This entry was posted in Próbiótico, Uncategorized and tagged , , . Bookmark the permalink.

7 Responses to Kéfir

  1. miadosantos1 says:

    as melhoras, Rose, e que o ano que vem traga melhorias. muitas. o Kéfir, pode ajudar, sem dúvida.
    boa semana.

    Liked by 1 person

  2. Bruna says:

    Isso é milagroso! De fato, já ouvi histórias muito interessantes sobre o Kefir 😉

    Liked by 1 person

  3. claudia says:

    Nossa que interessante! Super powerful, rs. Sou intolerante a lactose, será que não vai me dar um revestrés? Li que diminui a intolerância. Adoro leite, mas tudo que tem leite , tenho problemas depois… beijins Claudia (ex-‘oximaria.com’)

    Liked by 1 person

    • Oi Claudia 🙂 super interessant mesmo! existe o Kefir de agua tambem, se nao tolerar bem a lactose. Mas, olha, eu tambem nao tolero bem a lactose e dou me super bem com o kefir de leite, porque os graos se alimentam da lactose, deixando os beneficios 🙂 agora, se voce for alergica à proteina do leite, ai nao pode.
      Extivem varios probioticos optimos, eu ainda so experimentei este. Beijinhos, Rose

      Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s