Dietas VS Estilo de vida

Olá!

Vamos ter uma conversa honesta. 🙂

Paleo, o que é? Já falei por alto algumas ideias do que era. Uma dieta? Um estilo de vida?

Eu chamo-lhe um estilo de vida, uma escolha pessoal, uma melhoria de saúde.

O que é o Paleo? – Por Robb Wolf

“Variedade de alimentos paleo: A dieta Paleo é a maneira mais saudável que você pode comer, porque é a única abordagem nutricional que funciona com sua genética para ajudá-lo a permanecer magra, forte e enérgico! A pesquisa em biologia, bioquímica, oftalmologia, dermatologia e muitas outras disciplinas indicam que é a nossa dieta moderna, cheia de alimentos refinados, gorduras transgénicas e açúcar, que está na raiz de doenças degenerativas como obesidade, câncer, diabetes, doenças cardíacas, Parkinson , Alzheimer, depressão e infertilidade. “

E, isto interessa-me imensamente. Depois da operação ao joelho, depois de saber que tenho cartilagens de uma senhora de 80 anos, dores no corpo e hipotiroidismo e nódulos na tiróide, decidi que estava na hora de mudar. Não muito pelo o meu peso, mas mais pela minha saúde. Ainda quero ser mãe e viver sem dores, ver e conhecer novos lugares.

Depois de muito estudo, e de tentar perceber o que realmente o que é o Paleo, mudei a minha vida.  Paleo é tão simples: “Comer comida de verdade, comer como antigamente”

Parece simples, não é?

Mas no inicio, custa um pouco. Porque somos açúcar dependentes, dependentes dos hidratos vazios e dos processados, fast foods. A nossa desculpa é que é mais barato ou mais rápido, que temos uma vida muito stressada. Tretas 🙂

Pesquisas científicas e estudos epidemiológicos mostram que dietas ricas em gorduras Monoinsaturadas e Ómega-3 reduzem drasticamente os casos de obesidade, câncer, diabetes, doenças cardíacas e declínio cognitivo. Gordura saturada foi demonizada por nossas autoridades de saúde e media. Qual é a base para esta posição sobre gordura saturada? As recomendações atuais para a ingestão de gordura saturada MUITO baixa são justificadas?

Quanta gordura saturada (e que tipos), se houver, deve-se comer? Sem uma perspectiva histórica e científica, essas perguntas podem ser quase impossíveis de responder. Neste trabalho, o Prof. Cordain analisa as quantidades e os tipos de gorduras saturadas encontradas na dieta ancestral: Consumo de gordura saturada nas dietas humanas ancestrais: implicações para as ingestões contemporâneas.

Um dos maiores desvios de nossa dieta ancestral são as quantidades e os tipos de gordura encontrados nos animais alimentados com grãos modernos versus as quantidades e tipos de gorduras encontradas na alimentação de capim ou carne selvagem, aves e peixes. O que observamos é carne selvagem é notavelmente magra, e tem quantidades relativamente baixas de gorduras saturadas, enquanto o fornecimento de quantidades significativas de gorduras ómega-3 benéficas, como EPA e DHA. Neste trabalho, o Prof. Cordain e sua equipe analisam o perfil completo de ácidos graxos de várias espécies de veados selvagens e alces. A mensagem de levar para casa é que a carne de gama livre é muito mais saudável do que a carne convencional: Análise de ácidos graxos de tecidos de ruminantes selvagens: implicações evolutivas para a redução da doença crónica relacionada à dieta.

 Primal Palate – http://www.primalpalate.com/about/the-paleo-diet/”

Benefícios para a saúde de uma dieta Paleo :

Para a maioria das pessoas o fato de que a dieta Paleo oferece os melhores resultados é tudo que eles precisam. Aprimoramento dos lipídios no sangue, perda de peso e dor reduzida da auto-imunidade é prova suficiente. Muitas pessoas, no entanto, não estão satisfeitos com seguir cegamente quaisquer recomendações, sejam eles nutrição ou exercício relacionados. Algumas pessoas gostam de saber por que eles estão fazendo algo. Felizmente, a dieta Paleo tem resistido não só o teste do tempo, mas também os rigores do escrutínio científico. Com uma mudança muito simples, não só remover os alimentos que estão em desacordo com a nossa saúde (grãos, legumes e lacticínios), mas também aumentar a nossa ingestão de vitaminas, minerais e antioxidantes. Aqui está um grande artigo do professor Loren Cordain explorando como construir uma moderna dieta Paleo: As características nutricionais de uma dieta contemporânea baseada em grupos de alimentos paleolíticos. Este artigo também oferece uma visão significativa quanto às quantidades e proporções de proteínas, carboidratos e gorduras na dieta ancestral.”

Após uns meses de mudança na minha vida, os valores da minha tiróide estão estabilizados, as dores quase não as sinto, há dias que me sinto maior que o mundo. Estou mais bem disposta, durmo melhor, tenho uma pele melhor, e ando menos nervosa.

Após anos de abuso ao meu corpo, ao trabalhar de noite em bares, o excesso de álcool e cigarros levaram um belo pedaço da minha saúde, mas noto que estou em controlo novamente e sei que vou vencer. Mais que uma perda de peso, é o ganho de uma vida bem melhor, com uma saúde que me permite ser normal.

Posso viver e respirar de alivio.

P.S: Uma boa página sobre o Paleo: Paleo Descomplicado

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Nestas fotos, são 10kgs que as separam de Outubro ao final de Dezembro, 90kgs – 80Kgs, e estava imensamente inchada. Ainda tenho um longo caminhar pela frente, mas não me preocupo em me pesar. Por enquanto, é só comer para me sentir bem. O Paleo é saúde, vida e tranquilidade. Não é uma corrida para perder peso. Adaptem o vosso corpo e façam experiências, testem os vossos limites e sejam felizes. Porque eu garanto que estou mui feliz 🙂

Obrigada!

E amanhã trago uma receita 🙂

Beijinhos e abraços,

Rose**

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About Lucy Sophie Rose

Reacendi a paixão pela cozinha, após uma lesão que me levou a ficar em casa. Pôr a música alta, fechar a porta e cozinhar, fazer bolos, tartes, seja o que for que me apeteça fazer naquele momento. Pois é um momento só meu que irei partilhar com B. no final.
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2 Responses to Dietas VS Estilo de vida

  1. It's Ella! says:

    Nunca é tarde para tratarmos de nós! Parabéns ❤ beijinhos

    Liked by 1 person

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