De volta

Olá gente linda!

Obrigada pelas mensagens que fui recebendo enquanto estava fora. Sei que desapareci assim do nada, mas arranjei trabalho. Até eu me acostumar à nova rotina e ao facto de mexer os membros que estavam muito parados, demorou um pouquinho. Obrigada pela paciência e carinho que fui recebendo.

Aos poucos, vou voltando. E hoje, não quero perder tempo e gostaria de partilhar convosco uma receita deliciosa de pão. Pão? Perguntam voces. Sim, pãozinho tão bom, que só me apetece comer a toda a hora, mas não pode ser ehehehe

É o  Pão alentejano em bolinhas [Paleo, sem glúten]  

Do Blog : TemperosdaArgasPaleo

Estou fascinada com estas bolinhas, para levar para o trabalho para um complemento do meu jantar. No meu trabalho, não tenho hipótese de escolha de alimentação, não recebo subsidio ode alimentação porque me oferecem o comer. Ou seja, escolhi comer apenas um bom prato de sopa feita por eles e levar comigo um complemento. Por vezes, nem é necessário, mas há dias que apetece algo mais e estas bolinhas são a minha salvação.

As minhas ainda ficam um pouco achatadas, porque 1º não faço a bolinha, coloco apenas a massa no tabuleiro e rezo pelo melhor, 2º não consigo ainda fazer bem a farinha das sementes, porque o meu moinho não é forte o suficiente para triturar. Mas ficam de-li-ci-os-sas!

Aqui está a receita:

Para 6 bolinhas de aprox. 100 g::

170g farinha de sementes (girassol, sarraceno, mistura, etc.)*

210 g polvilho doce**

15  g de levedura fresca para pão (por exemplo) ou 7 g levedura seca para pão (por exemplo)*

1 colher de café de sal marinho

1 colher de sopa de azeite virgem extra

200 g água

  1. Começar por passar as sementes a farinha, caso não a tenham adquirido assim, eu para tal junto: sementes, polvilho, levedura (se for seca) e sal no robot e pulverizo.
  2. Juntar o azeite e a água (neste caso, se a levedura for fresca, dissolver na água) e misturar com um garfo. Sim, apenas com um garfo!
  3. Irá ficar com este aspecto (VER BLOG) Nem demasiado líquido, nem demasiado “cimento” 🙂 Deixar levedar por aproximadamente 30 minutos. Se adicionarem um pouco mais de água, irá ficar com miolo um pouco mais aberto, se adicionarem um pouco menos, irá ficar com o miolo mais compacto.
  4. Depois de ter levedado, a massa irá ficar mais “esponjosa”. Assim (VER BLOG):
  5. Apenas se deve mexer na massa após a levedação. A massa deve ficar moldável sem adição de mais farinha, mas se for necessário, adicionar um pouco mais de farinha para moldar. Estes da foto foram moldados sem adicionar farinha.
  6. Depois, pode ajudar-se  passar-se com mãos humedecidas em água. Além de ajudar á formação de bolinhas mais bonitas, irá ajudar à aderência das sementes.
  7. Levar a forno pré-aquecido a 180ºC a cozer durante 30-40 minutos (consoante queiram mais ou menos crocantes).
  8. Esperar que arrefeçam um pouco antes de cortar! Espero que gostem!

Estas são as minhas bolinhas, que já papei agora ao lanche:

IMG_20170612_135044

Adoro 🙂
Aliás, adoro as receitas que a Márcia faz, são originais e deliciosas 🙂

Até à próxima receita,

Beijinhos e abraços,

Rose**

 

About Lucy Sophie Rose

Reacendi a paixão pela cozinha, após uma lesão que me levou a ficar em casa. Pôr a música alta, fechar a porta e cozinhar, fazer bolos, tartes, seja o que for que me apeteça fazer naquele momento. Pois é um momento só meu que irei partilhar com B. no final.
This entry was posted in Paleo, Pão and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

