Sopa quente de cenoura

Embora esteja ainda muito frio na maioria das noites, por aqui o sol é brilhante e bonito durante o dia, o ar está nítido e eu estou muito grata por isso. Os dias estão a ficar mais longos e toda a luz extra coloca sempre um sorriso no meu rosto.

Este prato reconforta-me, tem tudo para me abraçar e embalar-me. Esta sopa brilhante e temperada vibrantemente  é a tela perfeita, aveludada suave e leve. É a essência que dá um leve golpe de calor, um pouco de sol numa tigela.

A estrela da sopa aqui é a curcuma, que adiciona uma tonalidade laranja brilhante e um poderoso soco anti-inflamatório.

Sirva-o ao lado de uma salada para um almoço leve ou como entrada para um jantar ou um brunch.

Eu gosto de colocar um pouco de bacon bem estaladiço por cima. E para mim, é o jantar perfeito em noites em que preciso de um mimo extra.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de ghee
  • 3 a 5 cm de gengibre, ralado
  • meia cebola, pequena
  • 2 dentes de alho
  • 1 pitada de pimenta rosa, moída na hora
  • 680grs de cenoura, cortada em cubinhos
  • 5cm de curcuma fresca
  • 2 chávenas de caldo de ossos ou vegetais
  • 2 chávenas de água (ou somente 4 chávenas de água)
  • 1 colher de café de canela em pó

Processo:

  1. Numa panela, derreta a ghee. Junte a cebola, gengibre, alho e pimenta rosa por 1 breve minuto, só para largar o sabor.
  2. Junte a cenoura, a curcuma, canela e sal, mexa e deixe cozinhar por 2 a 3 minutos.
  3. Junte o líquido, levante fervura e baixe o lume e deixe cozinhar por 20 a 25 minutos ou até a cenoura estar bem molinha.
  4. Triturar até virar creme.

IMG_5528

E que belo abracinho ganhei hoje ao jantar.

 

Até à próxima receita,

Beijinhos e abraços,

Rose**

Sobre Miss Rose

Reacendi a paixão pela cozinha, após uma lesão que me levou a ficar em casa. Pôr a música alta, fechar a porta e cozinhar, fazer bolos, tartes, seja o que for que me apeteça fazer naquele momento. Pois é um momento só meu que irei partilhar com B. no final.
Esta entrada foi publicada em AIP, Paleo, Sopa com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Deixe um comentário