Açúcar

Hoje, vamos falar sobre o açúcar. Aquele produto simples que usamos em quase tudo. Infelizmente, nos tempos de hoje, o açúcar se esgueira em todos os lugares, escondendo-se atrás de uma longa lista de nomes diferentes e disfarces inteligentes.

O açúcar esconde-se numa lata de tomate, numa simples salada empacotada até mesmo no presunto! Passado algum tempo de estar na Paleo, ou mesmo se vocês fizerem uma alimentação funcional saudável, começam a ver o açúcar a espiar por trás de cada canto, envolto num tanque e a planear esquemas nefastos para prendê-lo nas suas garras.

Soa um pouco dramático. Mas, é a triste realidade. Desde as primeiras papas dos bebés que nos viciamos no açúcar. Ainda mais,  o cancro é uma das principais causas de morte em todo o mundo e é caracterizado por crescimento descontrolado e multiplicação de células. A insulina é uma das principais hormonas na regulação deste tipo de crescimento.

Por esta razão, muitos cientistas acreditam que, tendo elevados níveis de insulina (uma consequência do consumo de açúcar), pode contribuir para o cancro

Além disso, os problemas metabólico associados ao consumo de açúcar são um motorista conhecido de inflamação, outra causa potencial de cancro. Múltiplos estudos mostram que as pessoas que comem muito açúcar estão em maior risco de contrair cancro.

Durante muitas décadas, as pessoas culparam gordura como causa das doenças cardíacas que ainda é considerado o assassino # 1 no mundo.

No entanto, novos estudos mostram que a gordura saturada é inofensiva. A evidência se focando no facto de que o açúcar, não sendo gordo, pode ser um dos principais factores de doença cardíaca através dos efeitos nocivos da frutose no metabolismo. Estudos mostram que grandes quantidades de frutose podem aumentar os triglicerídeos, LDL’s, aumentar os níveis de glicemia e insulina e aumentar a obesidade abdominal – em apenas 10 semanas. Estes são todos os principais factores de risco para doença cardíaca. Não surpreendentemente, muitos estudos observacionais encontram uma forte associação estatística entre o consumo de açúcar e o risco de doença cardíaca.

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Assustador, não é?

O açúcar branco não é paleo, nem saudável, pelas seguintes razões:

  1. Tem uma pontuação extremamente alta no índice glicêmico e causa estragos nos níveis de açúcar no sangue, o que pode levar à resistência à insulina e outras condições.
  2. Não contém nenhum nutriente e está associado a doenças graves, incluindo diabetes, doenças auto-imunes, doenças cardíacas e obesidade.
  3. Embora a planta de cana que é usada para produzir açúcar é encontrada na natureza, ela sofre muito processamento antes de se tornarem os cristais comestíveis que estamos acostumados a comer.

Então, que açúcar usar? O naturalmente presente na fruta, por exemplo. O fruto é natural, não precisa de processamento e contém nutrientes importantes e benéficos, incluindo fibra, antioxidantes e fito-químicos. Portanto, mesmo que a fruta contenha uma quantidade relativamente alta de açúcar, os benefícios que proporcionam compensam o ruim.

Existem mais algumas formas naturais de açúcar que podemos ter em consideração: mel cru, xarope de àcer de boa qualidade (mapple syrup), Stevia orgânica, e alguns edulcorantes naturais menos conhecidos, como a raiz de chicória e a fibra de inulina.

Deixo o meu desafio. Quando forem ao supermercado, leiam os ingredientes do que compram. E quando digo ingredientes, não é a tabela nutricional. Vejam quais os açúcares presentes e a quantidade de nomes que nem conseguimos pronunciar.

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Com muito carinho,

beijinhos e abraços,

Rose**

 

 

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About Lucy Sophie Rose

Reacendi a paixão pela cozinha, após uma lesão que me levou a ficar em casa. Pôr a música alta, fechar a porta e cozinhar, fazer bolos, tartes, seja o que for que me apeteça fazer naquele momento. Pois é um momento só meu que irei partilhar com B. no final.
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2 Responses to Açúcar

  1. atitica says:

    Olá.
    Obrigada pelas dicas, um dos meus planos para 2018, embora já vir tarde é mesmo tirar o açúcar lá de casa, aos poucos espero mesmo conseguir.

    Bjs
    https://atitica.wordpress.com/

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